03 dezembro 2013

Resenha do livro: Perdão, Leonard Peacock

Perdão, Leonard Peacock
Editora: Intrínseca
Autor: Matthew Quick, mesmo autor do livro, O lado bom da vida

Resenha da editora: Hoje é aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele vai assassinar o ex-melhor amigo e depois se matar usando a P-38 que foi de seu avô, a pistola de Reich. Talvez no futuro ele conseguisse que acreditar que ser diferente é bom, até importante. Mas não hoje.

Minha visão:

Bem, Leonard é um rapaz de 17 e no dia de seu aniversário de 18 anos tomam algumas decisões. Uma delas é matar seu ex melhor amigo Asher e suicidar.
Leonard é um garoto estranho, porém, um excelente aluno, sua visão é diferente dos demais alunos, e seus textos deixam seu professores intrigados com tamanha desenvoltura. Sua mãe (Linda), muito ausente por causa do vício com o trabalho (estilista de moda) e tenta superar sua a ausência dando dinheiro.

Algumas vezes, Leonard se veste de terno e maleta nas mãos como se fosse um adulto e entra no metro como se fosse trabalhar só pra ficar observando os adultos. Ele escolhe um que tenha a cara infeliz e segue o dia todo. Diz que é uma pesquisa, verificando que quando ficamos adultos, tornamos infelizes. Algumas vezes não acontece nada outras sim.

Ele guarda uma arma (P-28) nazista de seu avô e sua estrela. Arma na qual pretende matar Asher e a si mesmo.

No dia de seu aniversário, resolve, ele mesmo cortar os cabelos coloca-los na geladeira pra que sua mãe possa ver e presentar 4 pessoas.

Primeiro presente a Walt, seu vizinho que esta mais com o pé na cova por causa de um enfisema pulmonar, mas não ara de fumar. Ele costuma assistir filmes clássicos com esse velho e resolve dar-lhe um chapéu que é muito parecido com de um personagem dos filmes em que assistem juntos. Mente pra Walt dizendo que o chapéu foi uma fortuna porque e o chapéu original, mas na verdade foi compra em um brechó por 4 dólares. Walt acha estranho Leonard cortar os cabelos e estar usando terno, mas quando Leonard percebe que ele está preocupado decide sair imediatamente deixando Walt ir atrás dele e sem nem sequer conseguir andar sem seu andador.

Vai a escola, fica no pátio observando o céu ao ponto de bater de frente com o diretor e com consequência chega atrasado em uma aula e mais uma vez bate de frente com a professora (onde a fez chorar) e manda-o pra fora de sala. Na verdade esta esperando chegar a hora na aula sobre o holocausto (aula predileta dele), para presentear seu professor Herr Silverman.

Mas tem que presentear Baback (descendente de iranianos) que que todos os dias vai ouvi-lo tocar violino, presentear com um cheque de 6 dígitos, pra que Baback possa direcionar a uma sociedade (Verdadeira Democracia do Irã), mas Baback acha que o cheque é falto e que Leonard está de piada com ele e não aceita o cheque.

Na aula do Holocausto, final da aula ele dá a estrela usada por seu avô na guerra ao seu professor. Sr Herr acha estranho, porque durante a aula ele levantou alguns questionamentos com arma nazista, e o deixa preocupado. Sr Herr é um professor bem reservado, o que intriga Leonard, pois nunca levanta as mangas da camisa que usa. Sempre querendo perguntar e dessa fez toma coragem e pergunta, mas o sábio professor vendo que esta ocorrendo algo diferente diz, que conta pra ele uma outra ora, e que se ele precisar de ajuda ligue pra ele imediatamente e ele contará para ele. Pede também que volte a aula no dia seguinte pra que ele possa devolver a estrela a Leonard, pois não poderia ficar com algo de seu avô.

Leonard vai agora ao encontro de Lauren Rose. Uma menina que a conheceu enquanto ele pesquisava sobre adultos indo ao trabalho no metro. 3 vezes na semana ela distribui folhetos sobre Jesus e sua religião, e isso chama a atenção de Leonard, além de se parecer muito com uma personagem dos filmes que assiste com Walt e ter o mesmo nome que a personagem.

Ela só quer o evangelizar ele e ele só quer ela. Após presenteá-la com uma corrente com um pingente de cruz, que ela põe imediatamente no pescoço. Leonard quer beija-la, ainda mais, depois de que ela lhe disse em um certo dia, que nunca tinha beijado e que estava se guardando para seu futuro marido. O beijo acontece, mas Lauren o detém e sai correndo.

Leonard, agora vai para casa de seu ex melhor amigo para mata-lo, mas em toda confusão em sua mente não consegue. Tira uma foto de seu ex amigo se masturbando e sai correndo, e ao chegar em um lugar longe da casa de Asher, ele tenta se matar e também não consegue e resolve ligar pro seu professor Herr.

Sr Herr na mesma hora se sente envolvido e corre pra impedi-lo e consegue. Ai sim vem as revelações.

Quando Leonard e Asher eram amigos, quando mais novos, Asher mostrou a Leonard uma brincadeira de luta, mas que na verdade era relação homossexual. E que certa vez a mãe de Asher entrou no quarto e viu eles nus se agarrando, mas a mãe de Asher mais parecia uma mosca morta. Mas Leonard esta confuso quanto essas brincadeiras e aos poucos foi inventando mentiras pra não ir “brincar” com Asher, e Asher começa a ameaça-lo se contar a alguém sobre o que eles faziam. Mas algum tempo depois, Asher se torna um garoto super popular na escola e resolve pegar no pé de Leonard, inventando calunias, ate que um dia Leonard o faz parar, mas o ódio, rancor e a raiva permanecem dentro de Leonard.

Sr Herr também conta o porquê não levanta as mangas e mostra a ele. Faz com que Leonard jogue a arma fora e leva-o pra sua casa. Conversa bastante com Leonard pra que ele possa desistir dessa ideia maluca de matar Asher e se preocupa com ele.



 Sr Herr, também ensina a Leonard a escrever cartas do futuro, criando uma historia sobre o próprio futuro pra ele ler. Pra que ele possa ver o que quer para seu futuro. E seu professor pergunta se ele esta escrevendo, e ele diz que está, e conta-lhe o que diz as cartas. Seu professor interpreta e diz o significado do que ele quer, mesmo sem saber.

As cartas diz que houve um holocausto nuclear e que o mundo está coberto por agua, e que ele, sua esposa, seu sogro e sua filha e um golfinho, vivem na estação 37, tomando conta de um farol, que liga todas as noites, mesmo não tendo em anos a aparição de nenhum navio, mas mesmo assim ele liga o farol, mesmo que ninguém veja. O livro termina com uma carta do futuro, escrita por sua filha, que escreve no dia de seu aniversário de 18 anos, e que ela está indo embora pra terra seca, pq ele quer conhecer pessoas, estudar, ect. E deixa a mensagem, maneje a grande luz, mesmo que ninguém esteja olhando.

Livro interessante, principalmente a parte das cartas que só faz sentindo no final do livro. Leonard parece que sofre muito, e o livro todo ecoa a frase “vou matar com a arma nazista P-38”, “tenho uma arma nazista”, o que torna chato esse mantra de Leonard. A história se desenvolve bem, e de longe é um romance mela cueca.